Concerto | Entre-Eras: Price e Chopin

Sinopse:

Data e hora do evento:

Data:  sexta-feira 13/06/25   Hora:   20h
Data:  sábado 14/06/25   Hora:   17h
Espaço

Classificação:
livre para todos os públicos

Duração aproximada:
110 minutos (com intervalo)

Ingressos:
de R$10,00 a R$70,00 (inteira)

Programação sujeita a alteração.

Nascida em Montreal, Mélanie Léonard é diretora musical da Sinfônica de New Brunswick. Já ocupou cargos em outras orquestras canadenses e, como regente convidada, esteve à frente da Montreal Symphony Orchestra e Les Violons du Roy, entre outras. Em 2014, Mélanie Léonard fundou o Wild West New Music Ensemble em Calgary, bem como o Calgary New Music Festival. À frente da Sinfônica Municipal, ela rege obras de Chopin e de duas compositoras negras.
Também violinista e educadora, Jessie Montgomery entrelaça música clássica com improvisação, poesia e consciência social, o que faz dela uma intérprete do som e da experiência norte-americanos do século XXI. A compositora tem obras executadas regularmente por orquestras e conjuntos importantes ao redor do mundo. Starburst é uma peça breve para orquestra de cordas construída como um jogo de cores musicais em rápida mudança: gestos explosivos são justapostos com melodias suaves e fugazes, em uma tentativa de criar uma paisagem sonora multidimensional.
Chopin escreveu dois concertos para piano e orquestra, e ambos são obras de juventude, além de ser das poucas composições não dedicadas ao piano solo. Seus concertos se afastam do modelo mozartiano, em que orquestra e piano estabelecem um engenhoso diálogo, para priorizar o papel deste último. O Concerto nº 2, ao contrário de sua indicação numérica, foi o primeiro a ser composto. Menos extenso e mais rico em contraste do que o nº 1, a obra ocupou o lugar de honra no programa que marcou a estreia parisiense do compositor, em 26 de fevereiro de 1832. Quem o interpreta é a jovem pianista Ingrid Uemura, vencedora da primeira edição do Concurso Nacional Chopin, realizado em 2024. Ingrid integrou a classe de piano da Escola de Música do Estado de São Pauo (Emesp Tom Jobim) como aluna do pianista Luiz Guilherme Pozzi, por quem ainda é orientada.
Florence Price tem sido lembrada como a primeira compositora negra norte-americana a ter uma sinfonia estreada por uma grande orquestra, bem como por deixar um corpo de obras considerável, no qual estão incluídas quatro sinfonias.
Em 1932, ela se inscreveu no Rodman Wanamaker Competition e conquistou o primeiro lugar com sua Sinfonia nº 1. O prêmio chamou atenção do diretor musical da Sinfônica de Chicago, que fez a estreia mundial da obra em junho de 1933. O histórico concerto, intitulado The Negro in Music, também incluiu obras de Harry T. Burleigh, Roland Hayes e Samuel Coleridge-Taylor. Para o Chicago Daily News, a sinfonia de Florence Price era “impecável, uma obra que passa sua própria mensagem com moderação e com paixão”.

 

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL

Mélanie Léonard, regência

Ingrid Uemura, piano

 

Programa

JESSIE MONTGOMERY

Starburst (3’)

FRÉDÉRIC CHOPIN

Concerto para piano nº 2 (33’)

Intervalo (20’)

FLORENCE PRICE

Sinfonia nº 1 (40’)

Tags

Compartilhe

Confira mais eventos
maestro-Roberto-e-OSM-125_Rafael-Salvador_CR7_9062

Concerto | Missa Bernstein

Ópera | Les Indes Galantes, de Jean-Philippe Rameau

Theatro Municipal de São Paulo