Sinopse:
Theatro Municipal de São Paulo
Happy Hour no Municipal
Conjunto da Oficina de Música Antiga
Escola Municipal de Música de São Paulo
Profs. Marília Vargas, Juliano Buosi e Fernando Cordella, coordenação
A Oficina de Música Antiga da Escola de Música de São Paulo tem como objetivo iniciar o desenvolvimento de aptidões necessárias à interpretação historicamente orientada do repertório dos séculos XVII e XVIII, tanto para cantores e instrumentistas solistas, quanto para as formações camerísticas referentes ao período.
Integrantes:
Madrigal da Oficina de Música Antiga da EMMSP
Ludmila Thompson – soprano
Luisa Aguilar – soprano
Alessandra Wingter – soprano
Alessandra Carvalho – soprano
Ivy Szot – contralto
Solange Ferreira – contralto
Carlos Rafael Porto – contralto
Jabez Lima – tenor
Paulo Lanine – tenor
Isaque Oliveira – barítono
Guilherme Araújo – barítono
Instrumentistas
Roger Lagr – violino barroco
Marcus Held – violino barroco
Vinicius Chiaroni – oboé barroco
Barbara Olivier – flauta doce
Luciana Castillo – flauta doce
Felipe Araújo – flauta doce
Diego Rodrigo Alves – violoncelo barroco
Vítor Barbero – cravo
Programa: Divino e Humano
O período barroco foi responsável por uma alteração substancial na forma de pensar a música. Em contraposição à complexidade do contraponto estabelecido no final do renascimento, o texto volta a ter importância fundamental, e sua compreensão passa a ser tão importante quanto a beleza das melodias que lhe dão vida. “Divino e Humano” mostra os mais belos exemplos da música de elevação espiritual, de cunho religioso, e da música secular, que canta os afetos do Homem em seu cotidiano.
A Oficina de Música Antiga da Escola de Música de São Paulo tem como objetivo iniciar o desenvolvimento de aptidões necessárias à interpretação historicamente orientada do repertório dos séculos XVII e XVIII, tanto para cantores e instrumentistas solistas, quanto para as formações camerísticas referentes ao período.
Parte I – Humano
Claudio Monteverdi (1567 – 1643) – celebração dos 450 anos de nascimento
. Ardo e scoprir
. Bel pastor
Biaggio Marini
. Passacaglio
Claudio Monteverdi (1567-1643)
. Chiome d’oro
. Ed è pur dunque vero
Parte II – Divino
J.S.Bach
. Ária – Schaffe können sicher weiden sicher weiden (da cantata Was mir behagt, ist nur muntre Jagd BWV 208).
. Ária – Ich will an dem Himmel denken (da cantata Wo gehest du hinBWV 166).
G.F.Händel (1685-1759)
. Ária – Süsser Blume, ambraflocken (da coleção Deutsche Arien)
J.Rosenmüller (1619-1684)
Sonata Settima à 4 (Sonatae Stromenti d’Arco & Altri)
M.A.Charpentier (1660-1744)
. Pulcra es
André Campra (1660-1744)
. Ubi es
M.A.Charpentier (1643-1704)
. Le Reniement de Saint Pierre
Programação sujeita a alterações.