Os seis corpos artísticos do Theatro Municipal se apresentam em centros culturais, casas de culturas, teatros dos CEUs (Centro Educacional Unificado) e em outras instituições culturais dos bairros periféricos.
A partir de uma rede de instituições culturais, escolas, CEUs, CCAs (Centro para Crianças e Adolescentes), CDIs (Centro Dia para Idosos) mobilizada e articulada pelo programa, é proporcionada a ida do público à instituição onde a apresentação se dará. Em outro momento, o público é convidado a assistir, no Theatro Municipal, a uma apresentação de um de seus corpos artísticos. Quase sempre, essa é a primeira vez que entram no Theatro Municipal.
Além das apresentações dos corpos artísticos, o programa realiza ações nas escolas públicas municipais e instituições culturais, nas regiões onde acontece a apresentação, voltadas à introdução da música clássica para diferentes idades. O Programa Municipal Circula leva o filme de animação Pedro e o Lobo e propõe atividades de ampliação da escuta musical e registro da percepção.
Encontros de grupos organizados de dança e música das regiões periféricas e artistas dos Theatro são realizados dentro da articulação do Programa Municipal Circula, que integra o Núcleo de Articulação e Extensão da Gerência de Formação, Acervo e Memória.