Setembro sem gastar nada na Praça das Artes

Música, exposição, dança, performance, arquitetura e desenho: setembro segue com programação gratuita na Praça das Artes. Aqui toda a programação em um só lugar para você não perder nada!

Espaço aberto para a performance

O projeto Presença Permeável convida artistas a ocuparem o Vão Livre, promovendo a interação entre o público e a arquitetura. Este mês, a artista Sol Casal apresenta, no dia 14, às 17h, Línguas. As pesquisas empreendidas pela artista tem dialogado com a fotografia, a performance e a instalação, utilizando elementos associados à peças realizadas em tricô. “Línguas parte da experimentação de dois corpos no espaço, tendo como elo dois objetos (remetendo ao órgão: língua) que se interligam”, explica. Sol Casal toma o próprio corpo como objeto de investigação para discutir as relações de representação e apresentação do corpo feminino na contemporaneidade.

No mesmo dia, às 11h, Marina Matheus e Marcus Braga apresentam a performance Ígneo. Os artistas envolverão o público na construção de estruturas, desenhos, criando uma relação entre objetos e luz a partir da sombra que se projeta no espaço.

Na semana seguinte, dia 21, às 13h, Rodrigo Munhoz e Márcio Vansconcelos ocupam o espaço com Amor e os Corações Inéditos + Ex Punk – ME. Influenciados pela vivência punk, os dois performers trabalham a ideia de um show que não tem fim. Neste contexto, confrontarão com suas respectivas inquietudes, com as ideias de autonomia e persistência.

Desenho livre

Em setembro acontece também a segunda edição na Praça da Oficina Colaborativa com Modelo Vivo. Todos posam e todos desenham, sem modelos contratados. A atividade é gratuita e será realizada no Vão Livre da Praça das Artes, no sábado, 24 de setembro, das 14h às 17h.

Dança contemporânea tem lugar garantido

No dia 17 de setembro, Ensaio Perversos, com a Cia Perversos Polimorfos, abre espaço para apresentação e discussão de temas emergentes para a dança contemporânea. Para isso, o encontro se divide em três partes: a recepção, às 18h, seguida de um encontro aberto para a discussão da temática, às 19h30. Após as 21h, temos a apresentação de artistas e grupos e, por fim, às 22h30, o encerramento com um DJ. Toda a programação acontece no Espaço de Convivência.

Dentre os destaques do mês, também está o espetáculo Cala, fruto de uma pesquisa do Núcleo Mirada sobre o silêncio. A apresentação cria uma proximidade entre as três artistas (Elenita Queiróz, Karime Nivoloni, Liana Zakia) e o público, que estará convidado a interagir com objetos que estarão à disposição, como máquina de escrever, câmera fotográfica, bloco de desenhos e etc. As apresentações acontecem nos dias 22 e 23 de setembro, às 18h30, no Espaço de Convivência.

Ensaios abertos do Quarteto da Cidade

Para quem nunca entrou na histórica Sala do Conservatório, uma boa oportunidade é acompanhar os ensaios abertos do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

No dia 6 de setembro, às 18h, Betina Stegmann (violino), Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo) apresentam Quinteto para clarinete e cordas, do compositor alemão Johannes Brahms; Chuva e Depois, de Luca Raele; e Apenas um Momento Lírico, de Aylton Escobar. O ensaio é uma prévia da apresentação da série Convidados, com as obras executadas ao lado do clarinetista Luís Afonso Montanha, no dia 8/9.

A outra série do Quarteto da Cidade neste ano é “Olimpíadas”. Nela o grupo homenageia países que fizeram história nos jogos. Este mês, os músicos executarão peças dos compositores argentinos Alberto Ginastera e Astor Piazzolla. O ensaio gratuito e aberto ao público acontece no dia 21 de setembro, às 18h, na Sala do Conservatório.

Exposição + Arquitetura

Quadra 27: o projeto arquitetônico da Praça das Artes reúne reproduções de esboços, desenhos de projeto e fotografias, que reconstituem parte da história desta construção arquitetônica. As visitas podem ser realizadas de terça a sexta, das 10h às 20h, e no sábado, das 10h às 18h.

Tags

Compartilhe

Publicações relacionadas
PracaDasArtes

Novo espaço de ocupação artística e cultural da cidade inicia

Theatro Municipal de São Paulo