Meu Primeiro Municipal leva o público a uma viagem para a ‘Estação Villa-Lobos’

Espetáculo passeia pela vida de um dos maiores compositores brasileiros de forma lúdica com roteiro de Jorge Emil e direção cênica de Cássio Scapin.
Tu-hu, apelido de infância de Heitor Villa-Lobos, conta sua história no Meu Primeiro Municipal ‘Estação Villa-Lobos’, nos sábados 14 de abril, 5 de maio, 2 de junho e 4 de agosto, às 12h, no Theatro Municipal. As apresentações, com duração de 60 minutos, começam já no saguão do Theatro.

“Este programa, criado nesta gestão, tem como objetivo formar público fazendo com que as crianças tomem gosto pela música erudita”, ressalta o secretário municipal de Cultura, André Sturm. Assim, a plateia é convidada a adentrar um universo novo, viajando por momentos da vida de um dos maiores ícones da música erudita brasileira de maneira leve e divertida.

Entre os temas abordados de forma lúdica estão o momento em que Villa-Lobos ganha seu primeiro violoncelo aos 6 anos de idade até seu reconhecimento internacional, passando por suas explorações de sons em viagens por todo o Brasil e sua contribuição para a Semana de Arte Moderna, com destaque para sua admiração pelo alemão Johann Sebastian Bach.
As palavras de Manuel Bandeira e Ferreira Gullar se aliam a canções folclóricas, cantigas de roda, temas sertanejos e cantos de macumba no decorrer da apresentação. Com texto de Jorge Emil, direção cênica de Cássio Scapin, direção musical de Gabriel Rhein-Schirato, o espetáculo é uma viagem guiada por música, poesia e descoberta.

“A apresentação é para que o público descubra quem foi Villa-Lobos, esse artista que se valeu de tantas referências da nossa cultura popular.”, conta Scapin. Gabriel Rhein-Schirato, diretor musical de ‘Estação Villa-Lobos’ diz que o recorte da obra ficou em torno de suas
influências regionais, do artista nacionalista. “Sempre de maneira lúdica, procuramos trazer músicas do Villa-Lobos e canções que ele pesquisou no folclore e colocou dentro da música erudita”, explica Rhein-Schirato.

“‘Estação Villa-Lobos’ está dentro do Meu Primeiro Municipal, série de apresentações que convida a todos, com ênfase em quem nunca esteve no Theatro, a assistir um espetáculo nesta joia da cultura paulistana. E, por isso, trata-se de um espetáculo acessível a crianças de todas as idades e à população que não costuma vir a concertos”, explica Rhein-Schirato. Scapin completa: “nossa ideia de ‘Primeiro Municipal’ é convidar as pessoas que nunca vieram ao Theatro a ocupar essa casa de espetáculos.”

Meu Primeiro Municipal
Estação Villa-Lobos

Jorge Emil, roteiro

Cássio Scapin, direção cênica

Gabriel Rhein-Schirato, direção musical​ e regência​

Chris Aizner, composição de cenografia

Elena Toscano, composição de figurino

Keila Bueno, preparação corporal

André Grynwask e Priscila Aground, videografismo e videomapping

Alex Silva, desenho de luz

Emi Sato e Beto França, visagismo

Ópera Studio do Theatro Municipal de São Paulo

 

Sábados, 14/4, 5/5, 2/6 [apresentação cancelada] e 4/8, 12h.
Duração aproximada: 60 min.
Classificação indicativa livre.

Theatro Municipal de São Paulo – Sala de espetáculos
Praça Ramos de Azevedo, s/nº – São Paulo, SP
Telefone: 3053-2090

.Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site
www.theatromunicipal.org.br

Horário da Bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados e domingos, das
10h às 17h
Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de
espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da
apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal
de São Paulo.

Tags

Compartilhe

Publicações relacionadas
Theatro Municipal SP_O Sagrado e o Profano 2019_por Rafael Salvador 5D3_8830

Foto: Rafael Salvador YouTube do Theatro transmite nesta sexta-feira, 7

O concerto apresenta obras de Aylton Escobar, Ronaldo Miranda

Theatro Municipal de São Paulo