Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo recebe o violeiro Neymar Dias e executa arranjos para viola caipira de obras do Bach

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo | Foto: Fabiana Stig
O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo volta a se apresentar na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, no dia 22, às 20h, com um programa especial Sebastiões que contará com o violeiro Neymar Dias. Os ingressos custam R$20.

Para este concerto, Neymar Dias se junta aos violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesário, formação atual do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, para executar as peças de sua autoria: Barroca, La Valse e Suite Caipira. Além do mais, o público também poderá apreciar um novo arranjo que Neymar Dias fez para viola caipira e quarteto de cordas de duas peças do compositor alemão Johann S. Bach: Gavotte en rondeau e Wachet auf ruft uns die Stimme.

Neymar Dias revisita e recria obras de Bach há um tempo. Ele é um dos mais respeitados violeiros do Pais e já lançou seis álbuns, o mais recente Feels Bach traz transcrições de obras de Johann S. Bach para viola caipira. O músico também já recriou obras de Villa-Lobos.

Ensaio aberto gratuito
Um dia antes de cada apresentação, 21/8, o grupo realiza um ensaio aberto gratuito às 18h na Sala do Conservatório. Essa é uma ótima oportunidade para acompanhar e aprender sobre o processo musical e as obras do repertório. Não tem distribuição de ingressos, basta o público chegar próximo do horário.

Quarteto
O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo foi fundado, em 1935, com a ideia de difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros. É um grupo artístico fixo do Theatro Municipal de São Paulo. A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesario, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio internacional. Já foi laureado com o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Conjunto de Câmara em 2003, 2011 e 2012 e Melhor Conjunto Camerístico em 2003, 2011 e 2012.

Neymar Dias
Autodidata, Neymar Dias aprendeu a tocar diversos instrumentos de corda em sua iniciação musical. Pos – teriormente, se formou em composição e regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e integrou orquestras respeitadas como a Orquestra Sinfônica da Univer – sidade de São Paulo (Osusp) e a Orquestra Experi – mental de Repertório. Em 2005, recebeu o Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola Caipira na categoria Revelação e, em 2014, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Raiz, juntamente com Toninho Ferragutti, por Festa na Roça. Neymar Dias tocou ao lado de nomes consa – grados da música popular brasileira, como Ivan Lins e Mônica Salmaso. Lançou seis álbuns, sendo o mais recente Neymar Dias Feels Bach, de suas próprias transcrições de J. S. Bach para viola caipira.

22/8 Quinta | 20h

Sebastiões

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Betina Stegmann, violino
Nelson Rios, violino
Marcelo Jaffé, viola
Rafael Cesário, violoncelo
Neymar Dias, viola caipira (solista convidado)

*21/08 ensaio aberto e gratuito às 18h na Sala do Conservatório

Programa:

Neymar Dias: Barroca
Neymar Dias: La Valse
Neymar Dias: Suíte caipira
Johann S. Bach/arr. Neymar Dias: Gavotte en rondeau
Johann S. Bach/arr. Neymar Dias: Wachet auf ruft uns die Stimme

Local: Sala do Conservatório | Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281
Duração aproximada: 1 hora
Indicação etária: Livre
Capacidade: 200 lugares
Ingresso: R$ 20 pelo site theatromunicipal.org.br ou pela bilheteria.
Horário da Bilheteria do Theatro Municipal: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 17h.
Bilheteria da Praça das Artes – Sala do Conservatório: Funcionamento: 2h antes no dia do evento.

Tags

Compartilhe

Publicações relacionadas
Municipal-na-Cidade_Lançamento_Foto-12-Heloisa-BallariniWEB-1024x682
O grupo canta o “Coro dos Ferreiros” da ópera Il
O projeto consiste em apresentar gratuitamente à população um pouco

A Sustenidos Organização Social de Cultura, gestora do Theatro Municipal

Theatro Municipal de São Paulo