SCHUBERT E PIAZZOLLA GANHAM INTERPRETAÇÕES DO QUARTETO DE CORDAS EM MAIO

As apresentações são nos dias 10 e 24 de maio, às 20h, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes.
No mês de maio, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo faz duas apresentações na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, localizada no centro da capital paulista. No dia 10, o programa apresenta duas obras compostas por Franz Schubert, entre elas uma das mais conhecidas de sua
autoria.

No dia 24, faz uma homenagem a Astor Piazzolla. O repertório escolhido para o dia 10 traz A Morte e a Donzela. A peça foi originalmente composta como canção para voz e piano por Schubert em 1817, com texto derivado de um poema do alemão Matthias Claudius. Em 1824, a obra foi revisitada pelo próprio compositor como versão para quarteto. Na época, ele já sabia que estava bastante doente e sua morte
era certa. O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo é formado por Betina Stegmann e Nelson Rios, nos violinos; Marcelo Jaffé, na viola; e Rodrigo Andrade, no violoncelo. No programa, os músicos interpretam tanto a parte musical da canção de 1817 quanto a posterior composição para quarteto.

Completa o repertório a peça Para a Música. A apresentação do dia 24 faz uma homenagem ao compositor argentino Astor Piazzolla e foram convidados o pianista André Mehmari e o clarinetista Nailor Proveta. “O André e o Proveta são parte importante do processo de desenvolvimento de uma identidade musical brasileira para o Quarteto”, explica Jaffé. “E Piazzolla é uma inspiração para todos nós. É um elemento aglutinador. Será a apresentação de seis músicos brasileiros revisitando o trabalho de um ídolo argentino de tango”, completa. Entre as obras deste programa, estão Milonga del Angel, La Misma Pena e Michelangelo 70.

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo foi fundado em 1935 por iniciativa de Mário de Andrade. Inicialmente era chamado de Quarteto Haydn e buscava difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor novo repertório para o gênero. O grupo passou a ser chamado de Quarteto de Cordas Municipal a partir de 1944, chegando à sua forma definitiva em 1981, como Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rodrigo Andrade, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio
internacional, que se destacam também pela atuação em concertos, recitais e atividades pedagógicas.
O Quarteto apresenta-se constantemente no Brasil e no exterior, em eventos como a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha; o Festival de Música de Saragoza, na Espanha; e o Festival Internacional de Música de Morelia, no México. No Brasil, além da participação nos mais importantes festivais e cursos de música, desenvolveu projetos de estímulo a jovens instrumentistas por meio de concursos e de concertos didáticos em escolas da rede pública, universidades e escolas de música.

Em concertos comentados, o Quarteto apresenta o amplo repertório para a formação, inclusive o de vanguarda, promovendo o contato do público com todas as tendências e escolas de composição, como parte do projeto original do grupo, de fomento e formação de plateias. Em sete oportunidades o Quarteto de Cordas ganhou o prêmio de Melhor Conjunto Camerístico da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e por três vezes o Prêmio Carlos Gomes.
Serviço
Programa:
Franz Schubert
A Morte e a Donzela | F. Schubert
Para a Música | F. Schubert
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Betina Stegmann – violino
Nelson Rios – violino
Marcelo Jaffé – viola
Rodrigo Andrade – violoncelo
Data: Quinta-feira, 10/5, 20h.
Ingressos R$ 20

Sala do Conservatório – Praça das Artes
Av. São João, 281 – Centro

Programa:
Astor Piazzolla
Milonga del Angel  | A. Piazzolla
La Misma Pena | A. Piazzolla
Michelangelo 70 | A. Piazzolla
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Betina Stegmann – violino
Nelson Rios – violino
Marcelo Jaffé – viola
Rodrigo Andrade – violoncelo
Convidados
André Mehmari – piano
Nailor Proveta – clarinete/saxofone
Data: Quinta-feira, 24/5, 20h.
Ingressos R$ 20

Sala do Conservatório – Praça das Artes
Av. São João, 281 – Centro

Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site
www.theatromunicipal.org.br.
Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Telefone: 3053-2090
Horário da Bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados e domingos,
das 10h às 17h
Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias
de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da
apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro
Municipal de São Paulo.

Tags

Compartilhe

Publicações relacionadas
Foto da fachada do Theatro Municipal

Seguindo com nosso compromisso de transparência para com nossos funcionários,

Inscrições a partir de 2 de fevereiro

A Fundação Theatro Municipal abre seleção para 6 vagas de

Theatro Municipal de São Paulo