Theatro Municipal de São Paulo faz um brinde aos profissionais da saúde em clipe com música da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi

Homenagem reúne a Orquestra e o Coro Lírico da casa, e doze solistas convidados, entre eles o barítono Paulo Szot, brasileiro radicado nos EUA, o tenor Fernando Portari e a mezzo soprano Luisa Francesconi na interpretação de ‘Brindisi’, uma das melodias de ópera mais conhecidas; vídeo gravado pelos artistas de suas casas pode ser conferido no YouTube

O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, preparou uma homenagem aos profissionais da área da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Em vídeo que será disponibilizado em seu canal no YouTube neste domingo, 19 de julho, às 20h, Orquestra, Coro e solistas interpretam Brindisi da ópera italiana La Traviata, de Giuseppe Verdi. Uma melodia marcante que atravessa gerações e que é um convite ao brinde.

O videoclipe traz os músicos da Orquestra Sinfônica Municipal, integrantes do Coro Lírico Municipal e doze solistas convidados, alguns dos principais nomes do país na atualidade com carreiras no exterior. A regência é do maestro Roberto Minczuk, diretor musical e maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal. Cada um gravou a sua interpretação da partitura de sua casa e o material foi editado. Ao todo foram mixados 355 vídeos produzidos pelos 177 artistas – sendo 78 instrumentistas, 87 coralistas e 12 solistas – e mais o maestro.

Ao término da música, os artistas celebram todos aqueles profissionais que estão na linha de frente nos hospitais na difícil tarefa de evitar que a pandemia provocada pelo novo coronavírus faça novas vítimas. E devidamente de máscaras, eles fazem um brinde à saúde.

Destaque para o elenco de solistas que prontamente aceitou participar da homenagem, em especial o barítono Paulo Szot que mora em Nova York e é um dos grandes nomes do canto lírico da atualidade. Com destacadas atuações nas principais casa de ópera do mundo, como o Ópera Garnier de Paris e o La Scala de Milão, quanto nos musicais da Broadway e no Barbican Centre de Londres, Szot consagrou-se como o primeiro brasileiro a receber um Tony Award, maior prêmio do teatro norte-americano, ao protagonizar South Pacific.

Completam a lista os tenores Anibal Mancini e Fernando Portari, as mezzo sopranos Carla Rizzi, Luciana Bueno e Luisa Francesconi, as sopranos Lina Mendes, Marly Montoni e Rosana Lamosa, os barítonos Leonardo Neiva e Michel de Souza e o baixo Savio Sperandio.

Ao acessar o YouTube do Theatro Municipal também é possível conferir as gravações inéditas das nove sinfonias de Beethoven pela Orquestra Sinfônica Municipal, com as participações do Coro Lírico e do Coral Paulistano. Sob regência de Roberto Minczuk, a OSM gravou todas as sinfonias em um único final de semana de 2019, pela série de concertos Beethoven Total, apresentada no Theatro Municipal.

+ Municipal Online
Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o território digital é o novo palco. Tem performances de câmara, cursos livres, gravações solo em versões reduzidas para piano, vídeos completos de espetáculos e lives com profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro Municipal no Instagram, Facebook ou YouTube.

E o novo episódio do Podcast Theatro Municipal já está no ar. Para falar de formação musical, a apresentadora Ligiana Costa conversou com a maestrina Érica Hindrikson, coordenadora da Escola Municipal de Música, a mezzo-soprano Joyce Tripiciano, do Coro Lírico e os músicos Renan Mendes (flauta) e Ugo Kageyama (violino), da Orquestra Sinfônica Municipal.

Tags

Compartilhe

Publicações relacionadas
Jean_Sibelius

Quinta-feira tem Quarteto da Cidade na Sala do Conservatório (1°

Espetáculo que abriu a Temporada deste ano da Orquestra Sinfônica

Theatro Municipal de São Paulo